Anexos O e P : Como o relatório “Crítica dos Anexos” revoluciona suas análises

O relatório de Crítica dos Anexos é uma ferramenta gerencial essencial para a análise detalhada e identificação de erros e pontos de atenção no relatório do Anexo O e Anexo P do Inmetro. Com o objetivo de fornecer um panorama abrangente das possíveis falhas e oportunidades de melhoria, esse relatório é uma peça fundamental para as empresas que buscam garantir a precisão, qualidade e conformidade de seus relatórios junto ao órgão regulador. 

 

Ao utilizar o Relatório Crítica dos Anexos, você estará investindo na qualidade e na excelência dos seus relatórios do Anexo e Anexo P do Inmetro. Esse relatório proporciona a tranquilidade de saber que o seu documento está em conformidade com as exigências regulatórias e é apresentado de forma clara, coesa e convincente 

 

A seguir, vamos conhecer o relatório e os seus campos detalhadamente.

 

OS não finalizada: 

 

Neste campo é possível verificar as ordens de serviços que estão com data de saída no mesmo mês que foi usado para filtrar o relatório crítica dos anexos, porém, a OS não está finalizada. 

Ordem de serviços não finalizadas significam que o serviço ainda está em andamento, portanto não podem contar nos relatórios do Inmetro e, além do mais, podem interferir nos resultados dos anexos O e P. 

Como resolver: para resolver basta editar a ordem de serviço, verificar se todos os extintores estão com inspeção finalizada e selados, e após isso clicar no botão “Finalizar” no fim da tela. 

 

Extintores não inspecionados ou sem selo: 

 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

Este campo será preenchido na crítica dos anexos em duas situações: 

1ª- Quando os extintores forem selados e essa selagem houver sido removida em algum momento. A selagem pode ser desfeita clicando em “Alterar selo em lote”, clicar no botão “Limpar” e por último em “Salvar. Desta forma, o sistema terá registro de que a OS foi selada, porém os selos foram retirados. 

A ordem de serviço ficará da seguinte forma:

Como resolver: para corrigir realize a selagem da ordem de serviço e após isso não se esqueça de finalizá-la. 

2ª- Quando a inspeção individual do extintor for acessada e, para sair da tela de inspeção, o botão Salvar for usado no lugar do botão Fechar ou “Salvar & Finalizar” e a inspeção continuar pendente:

Como resolver: para corrigir finalize a inspeção do extintor clicando no botão “Editar” informando os dados da inspeção e por último clicar em “Salvar & Finalizar”. 

 

Inspeção sem MP ou com quantidade diferente: 

 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

Esta validação foi criada e usada para identificar erros de inserção de matéria prima na OS.

Total MP:  

 

Neste campo o sistema irá informar toda a movimentação de pó químico dentro das ordens de serviço abertas e finalizadas no mês. Ou seja, ele rastreia o total de matéria prima usada, o total de reaproveitamento e o total de descarte. 

No campo Total MP será informado a soma do campo Total Utilizado e “Total Reutilizado”. 

O campo “Diferença” é o resultado do campo “Total Reutilizado” menos o campo “Total Utilizado”. 

Neste caso não há problema ter informação no campo Diferença. Este campo indica apenas que você fez recargas em que não houve descarte. Isso pode ocorrer se você receber um extintor vazio e recarregá-lo. 

Porém, caso queira corrigir essa diferença você pode imprimir o “Relatório de Rastreamento de Matéria Prima” e verificar as ordens de serviço em que não houve descarte, reabri-las e efetuar a correção. 

Intervalo de selos não utilizados: 

 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

O intervalo de selos não utilizados é uma validação que permite verificar se alguma numeração de selo não foi usada dentro do período especificado na crítica. 

OBS: O Intervalo, neste caso, é a numeração que está entre o selo que está no campo “Início” e o selo que está no campo “Final”. 

Por exemplo: se o selo Inicial é 1 e o selo final for 10, o intervalo não utilizado é selo que está entre 2 ao 9. 

Existem três motivos que podem causar esse resultado: 

1º – Ocorre devido a ordem de serviço com data de saída diferente da data em que foi gerada a crítica. A data de saída deve estar dentro do intervalo do relatório. 

Como resolver: para corrigir reabra a ordem de serviço e altere a data de saída para o mês correto. 

2º – Ocorre quando a numeração do selo não for usada em nenhuma OS. 

Como resolver: abra o menu “Oficina” > “OS do Extintor” e clique em “Filtrar”. Preencha o campo “Selo Inmetro” com o primeiro selo do intervalo (no nosso exemplo seria o selo 221457921). Em seguida clique em “Filtrar” novamente. Verifique se o sistema encontra a ordem de serviço. 

A outra opção é imprimir o relatório “Sequência de Selo”. Ele detalha todos os selos do Inmetro que foram utilizados, em qual OS foi utilizado, em qual chassi, data de entrada e data de saída da ordem de serviço,  cliente para o qual a OS foi aberta, e por último, o nível de manutenção efetuada no extintor. 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

Se a ordem de serviço não for encontrada no relatório, significa que o selo não foi utilizado ainda. Portanto, precisa ser utilizado em alguma manutenção no sistema, no mês em questão. 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

Caso a OS não seja encontrada, verifique a data de saída. Será necessário você pode editá-la e alterar as datas lançadas para o mês do anexo. 

3º – A numeração do selo realmente não foi usada e não foi cadastrada no menu “Controle de Selo do Inmetro Inutilizado”. 

Como resolver: abra o menu “Oficina” > “Controle de Selo do Inmetro Inutilizado” e clique “Cadastrar”.

 

Extintores trocados:  

 

relatório do Inmetro, anexo O, anexo P

Este campo será preenchido quando for feita uma ordem de serviço dentro do mês da crítica e após a finalização dessa OS for feita uma troca de titularidade do extintor. Ou seja, quando o cliente dentro do cadastro do extintor estiver diferente do cliente da ordem de serviço. 

Este dado não é necessariamente um erro. Mas, é um ponto de atenção que deve ser verificado. É necessário analisar se essas trocas de titularidade foram devidas. 

 

Podemos terminar concluindo que utilizar o relatório de “Crítica dos Anexos”, exclusivo do nosso sistema de gerenciamento, pode ser uma medida simples, porém extremamente eficaz, para economizar tempo e evitar consequências negativas para a sua empresa. Ao adotar essa prática, você garante que os anexos O e P estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos, reduzindo o risco de erros que poderiam levar a autuação e perda do registro de funcionamento.

 

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