A importância de se contratar empresas com registro no Inmetro

Imagine a seguinte situação:  sua empresa/condomínio está em mais um dia de trabalho, ou seguindo a rotina normal, até que em determinado momento surge um princípio de incêndio. Os sprinklers do ambiente não são acionados automaticamente e, em meio ao caos, um funcionário recorre a um dos extintores que estão presentes no local. Porém, o mesmo falha ao ser acionado. O que poderia ter sido apenas um princípio de incêndio se transforma em um enorme prejuízo financeiro, e na pior das hipóteses, uma perda irreparável.  

O cenário que apresentamos anteriormente pode parecer um pouco dramático devido ao desenvolvimento da situação, mas, é o que justamente pode acontecer quando os equipamentos de proteção contra incêndio não estão com sua manutenção em dia ou foram manutenidos sem o devido cumprimento da portaria Inmetro N° 058 / 2022, antiga NBR 12962. A manutenção adequada dos extintores é fundamental para a segurança de pessoas e patrimônios 

 

O que é manutenção de extintores? 

 

A manutenção do extintor de incêndio inclui uma série de atividades, como inspeção preventiva, pesagem, reabastecimento e testes.

Os extintores devem passar por uma manutenção a cada 12 meses, conhecida como manutenção de 2º nível. E também uma outra manutenção, bem mais completa, a cada 60 meses, chamada de manutenção de 3º nível.
Também é importante realizar pesagens periódicas do extintor, pois a diminuição do peso pode indicar que o conteúdo foi utilizado ou que houve vazamento. 

Já inspeção preventiva é uma etapa importante na manutenção de equipamentos de proteção contra incêndio, pois permite identificar danos ou falhas que possam comprometer o desempenho do equipamento em caso de incêndio. Recomenda-se que seja feita mensalmente. 

Empresas homologadas pelo INMETRO seguem normas técnicas rigorosas e são avaliadas periodicamente, o que garante que a manutenção dos extintores será realizada de acordo com as normas estabelecidas, mantendo assim a qualidade e eficácia dos equipamentos. 

 

Entendendo um pouco mais sobre inspeção preventiva 

 

Ao realizar uma inspeção preventiva, é possível verificar se o equipamento está em boas condições de funcionamento, se as peças estão intactas e se não há sinais de desgaste ou corrosão que possam comprometer a eficácia do equipamento em um incêndio.  O que será inspecionado em cada equipamento pode ser diferente de empresa para empresa e depende do modelo de inspeção adotado. 

A inspeção preventiva deve ser realizada por profissionais treinados e capacitados para esse tipo de atividade. Dependendo do equipamento, pode ser necessária a presença de um técnico especializado ou de um engenheiro responsável. 

A periodicidade da inspeção preventiva, também conhecida como inspeção visual, varia de acordo com o equipamento e as recomendações do fabricante, mas em geral deve ser realizada pelo menos uma vez ao mês. No entanto, é importante ressaltar que a inspeção preventiva não substitui a manutenção preventiva ou corretiva do equipamento, que também deve ser realizada regularmente por profissionais capacitados. 

 

Por que contratar uma empresa com certificação no Inmetro? 

 

Ser uma empresa certificada pelo Inmetro e possuir registro significa que ela passou por um processo de avaliação rigoroso, no qual foram verificados diversos aspectos relacionados à qualidade, segurança e desempenho de seus produtos e serviços oferecidos. A certificação e o registro atestam que a empresa cumpre com as normas e regulamentações técnicas estabelecidas pelo Inmetro para a fabricação, comercialização de seus produtos e prestação de serviço. 

Contratar uma empresa com certificação no Inmetro é importante porque isso garante que a empresa atende a requisitos de qualidade e segurança estabelecidos pelo órgão governamental responsável pela metrologia e avaliação da conformidade de produtos e serviços no Brasil. 

Outro benefício da contratação de uma empresa com certificação no Inmetro é a possibilidade de evitar problemas legais e prejuízos financeiros. Caso a sua empresa/condomínio não cumpra as normas e padrões estabelecidos pelo órgão, ela pode ser punida com multas e outras penalidades. Ao contratar uma empresa certificada, você pode minimizar o risco de se envolver em processos judiciais e, consequentemente, evitar prejuízos financeiros. 

Empresas homologadas pelo INMETRO são reconhecidas pela qualidade e confiabilidade dos seus serviços, o que dá maior credibilidade aos seus clientes e colaboradores. 

 

Como saber se uma empresa possui certificação no Inmetro? 

 

Para saber se uma empresa possui certificação, você pode fazer uma pesquisa no site do Inmetro. 

Clique aqui para acessar o site e pesquisar empresas de extintores que fazem recargas, pesagens e manutenções de extintores que estão homologadas no Inmetro.  

A seguinte tela será apresentada e a pesquisa pode ser feita por número de registro, por produto ou por tipo de serviço do qual a sua empresa precisa. OU acesse http://registro.inmetro.gov.br/consulta/, caso você deseje verificar se determinada empresa possui certificação ativa.  

Caso você não consiga encontrar a empresa na consulta do cadastro de empresas do INMETRO ou a empresa não possua registro ativo, é recomendado que você procure outra empresa que esteja devidamente registrada no órgão. Isso garantirá que a empresa possua as certificações e qualificações necessárias para prestar o serviço ou fornecer o produto de forma segura e confiável.

Investir em produtos e serviços de qualidade é essencial para garantir que sua empresa se mantenha por muitos anos no mercado, pois a cada dia os consumidores e clientes se tornam mais críticos e exigentes, fazendo com que as empresas precisem se atualizar e elevar o nível de qualidade oferecido.

 

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