O relatório Anexo O – Requisitos de Avaliação da Conformidade é responsável por controlar a distribuição e utilização do Selo de Identificação da Conformidade, que são adicionados aos extintores de incêndio após a manutenção.
Com base nessas informações, o Inmetro pode verificar se as empresas estão cumprindo as normas de segurança estabelecidas para os extintores, garantindo assim a eficácia dos equipamentos em caso de emergência.
Para uma empresa de manutenção de extintores, é essencial conhecer e saber como interpretar o relatório Anexo O. Isso porque esse documento é enviado mensalmente ao Inmetro e, caso a empresa não esteja cumprindo as normas, pode sofrer sanções e até mesmo ter seu registro cancelado.
Além disso, conhecer o relatório Anexo O permite que a empresa gerencie melhor seus processos internos e identifique oportunidades de crescimento e expansão do negócio. Se a quantidade de manutenção mensal está aumentando constantemente, isso pode indicar que há uma demanda crescente pelo serviço oferecido pela empresa e, consequentemente, uma oportunidade de expandir a sua atuação para outras regiões ou mercados.
Vamos agora analisar todos os campos do Anexo O
Na parte de cima do anexo podemos encontrar o “Período”. Todos os dados que constam no anexo são baseados nas ordens de serviços finalizadas dentro do período.
Logo abaixo há os dados da empresa e o número do registro no Inmetro.
Num. Sequencial de Selos do Lote:
Neste campo é possível verificar o controle da numeração sequencial do selo do Inmetro. Ele apresenta a numeração “inicial” e a numeração “Final” do último lote de selos liberado para a empresa.
Num. Sequencial de Selos no Relatório:
Este campo irá mostrar o número sequencial de selo no relatório Anexo O em questão.
O selo “Inicial” é o primeiro selo da sequência usado nas ordens de serviço abertas no mês e o selo “Final” corresponde ao último maior selo utilizado na selagem dos extintores.
Num. Sequencial de Selos em Estoque:
Este campo indica os selos que você ainda possui em estoque para serem utilizados nas próximas manutenções.
Quantidade de Selos Inutilizados:
Além de conter as informações dos selos que foram utilizados no período, o anexo O também informa os selos que foram inutilizados. Um selo pode ser inutilizado, por exemplo, em caso de impressão de selo inelegível, selo rasgado, selo impresso incorretamente e dentre outros motivos não especificados aqui.
Agora passamos para o detalhamento do uso dos selos de identificação da conformidade
Esta parte é mais criteriosa, pois mostra todas as manutenções de nível 2 e 3 que foram efetuadas na empresa no mês informado no período do anexo.
Coluna “Dia”:
- A primeira coloca intitulada como “Dia” mostra a data de finalização da Ordem de Serviço.
Coluna “O.S.”:
- Na segunda coluna “O.S” é apresentado o número da Ordem de serviço. Essa numeração é de controle da própria empresa.
Coluna “N.F.”:
- A coluna “N.F.” informa o número da nota fiscal de serviço emitida após a conclusão do serviço e entregue ao cliente ou o CNPJ do cliente.
OBS.: em Minas Gerais e em São Paulo é obrigatório informar o número da nota fiscal.
Coluna “Quantidade por Tipo”:
- Nesta coluna é indicado o tipo de extintor e a quantidade de manutenções realizada por tipo dentro de cada ordem de serviço.
Coluna “Total Selos”:
- Representa o total de selos utilizados na ordem de serviço.
Coluna “N° Seq. Selos”:
- Nesta coluna temos o número inicial do selo utilizado e o número final do selo de identificação que foram incluídos na O.S. Isso significa que todo o intervalo foi usado na manutenção.
Coluna “Total N° Seq.”:
- Por último, temos na última coluna o total de selo que foram de fato incluídos na OS. Este campo possui a mesma função do campo “Total Selos”. Ele irá indicar a quantidade de selos utilizados na ordem de serviço.
Para finalizar vamos conhecer a última parte do anexo O.
Nestes dois campos é apresentado o “Total de Selos por Tipo de Extintor” e o “Total Geral de Selos Utilizados” sendo equivalente à soma do total de extintores por tipo. Com está duas métricas temos o total de manutenções de 2º e de 3º nível que foram realizadas para a empresa.
Para concluir, acompanhar e monitorar o relatório “Anexo O” permite que a empresa avalie o seu desempenho e faça ajustes necessários para melhorar seus resultados. No caso da quantidade de manutenção mensal, por exemplo, essa métrica pode indicar se a empresa está atendendo à demanda de seus clientes de forma satisfatória ou se está deixando a desejar neste quesito.
Além disso, o acompanhamento das métricas pode ajudar a empresa a tomar decisões mais informadas e embasadas em dados concretos. Isso é especialmente importante em um mercado cada vez mais competitivo, onde as empresas precisam estar sempre um passo à frente para se destacarem.