Emissão de Nota Fiscal de Produto (NFe): confira o passo a passo para a emissão desse documento

A nota fiscal eletrônica (NFe) deve ser emitida sempre que houver transações comerciais entre sua empresa e seu cliente.

Sua emissão é obrigatória amparada pela Lei N° 8.846:

“Art. 1º A emissão de nota fiscal, recibo ou documento equivalente, relativo à venda de mercadorias, prestação de serviços ou operações de alienação de bens móveis, deverá ser efetuada, para efeito da legislação do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, no momento da efetivação da operação”

Por ser um documento com emissão e armazenamento digital, suas principais vantagens estão na facilidade dessa emissão e não há a necessidade de impressão, economizando assim os gastos com papel.
Utilizando o sistema Zencheck o processo é todo simplificado e automatizado.

Vamos ao passo a passo para a emissão:

1º – O primeiro passo é cadastrar a venda no sistema. Ela pode ser gerada por meio de um pedido cadastrado anteriormente ou realizando a venda diretamente pelo menu Compra e Venda > Venda;


2º – Após salvar a venda de produto você deve clicar na seta dentro do campo “Ações” e depois em “Gerar NF-e”;

Clique em “Sim” para visualizar a nota.

3º – Neste passo chegou o momento de verificar as informações da nota fiscal antes do envio dela;


Importante: Dúvidas sobre o preenchimento de dados como situação tributária, CFOP, preenchimento de impostos, dentre outras, devem ser tiradas com o seu contador. Ele é o profissional mais adequado para lhe passar essas informações de forma correta.

4º – Para adicionar informações ou observações a serem enviadas na nota clique no campo “Outras informações” e preencha os “Dados adicionais”

Após a confirmação dos dados que serão enviados na NF-e você pode clicar em enviar para a nota ser transmitida à sefaz.

Dica Importante: É possível validar a nota antes do envio. Para isso clique no botão validar. O Xml da nota será validado e se algum erro for encontrado será apresentado na tela para que seja feita a correção.

Ao clicar em enviar o sistema apresentará essa mensagem:

Clique em “Sim” para dar continuidade.

Essa mensagem será apresentada quando a nota for autorizada. E nela haverá o número da NF-e.

Observações:
– Para a emissão de notas o certificado digital A1 deve estar válido e atualizado em nosso sistema;
– Se houverem dúvidas sobre o processo no sistema ou ocorrer algum erro você pode entrar em contato com o nosso suporte técnico das 08:00 às 17:00, de segunda à sexta-feira.

Abrir Chat
Precisa de Ajuda?