Anexo O e Anexo P: o que é e como fazer?

Anexo O e Anexo P: o que é e como fazer?

 

Para uma empresa de manutenção de extintores funcionar ela precisa ser credenciada no Inmetro e ter seu registro aceito, de acordo com a Portaria n.º 206, de 16 de maio de 2011.

A prestação dos serviços realizados pelas empresas de manutenção é frequentemente submetida a vistorias para teste de qualidade e verificação de cumprimento das normas. Além das vistorias realizadas elas tem como responsabilidade e obrigação encaminhar todos os meses o Anexo O e o Anexo P ao Inmetro.

Mas o que é que realmente o anexo O e o anexo P?

O Anexo O é o Relatório Ordem de Serviço. Nele são inclusos os seguintes dados:

  • Data de saída da ordem de serviço;
  • Relação dos números das ordens de serviços referente ao período solicitado;
  • Nota fiscal de serviço emitida para o cliente da ordem de serviço;
  • Quantidade de manutenções por tipo de extintores;
  • Total de selos do Inmetro utilizados no período;
  • Número sequencial de selos utilizados e o total de selos por OS.

E o Anexo P é o Relatório Mensal Resumido. Ele contém a quantidade de serviços de inspeção técnica e manutenção de extintores de incêndio realizados dentro do período solicitado.  Seu objetivo é comprovar a utilização de agentes extintores por meio da entrada e saída de pó químico BC, pó químico ABC e CO2.

Como gerar o Anexo O e o Anexo P?

Fazer os relatórios dos anexos, para uma empresa que não possui um sistema de gestão, é exaustivo e demanda horas de análise e recompilação de dados. Muitas empresas, por falta de opção, utilizam para isso o Excel. Portanto, além de precisar consultar todas as OS geradas dentro do mês e ter o controle detalhado da matéria prima usada, é necessário ter um conhecimento básico de Excel para montar corretamente os relatórios.

Porém, com o sistema Zencheck você economiza tempo e mão de obra. Os relatórios mensais são feitos automaticamente. É necessário apenas lançar as ordens de serviço e finaliza-las. O sistema faz todo o controle do rastreamento da matéria prima e controle da utilização dos selos. E com base nas manutenções realizadas ele também controla os vencimentos das manutenções dos clientes.

Para imprimir o anexo, basta acessar sistema, definir os parâmetros para impressão e clicar em imprimir. Também é possível exportar os relatórios em arquivo Excel.

Simples e prático.

Além da emissão desses relatórios, o sistema conta também com o relatório Críticas dos Anexos. O objetivo da crítica é analisar todas as ordens de serviços lançadas e encontrar possíveis inconsistências ou erros. Dessa forma, há a possibilidade de encaminhar os anexos sem nenhuma falha.

Quer saber mais sobre o sistema? Entre em contato conosco e agende uma demonstração.

 

 

 

 

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